Do sonho para o pesadelo…- Livro: “Casa de Boneca”, de Henrik Ibsen

    A sociedade do século XIX vivem num âmbito preconceituoso, principalmente pela incapacidade intelectual da identidade feminina, até então rebaixada pela soberania masculina. Nesse contexto Henrik, constrói uma peça envolvente, emocionante e refletiva: A casa de Boneca, em que dá voz a mulher e traça a sua psicologia.

      Nora, esposa ingênua e deixada à ignorância pelas pessoas que cercam, é casada com Helmer um advogado audacioso e inteligente. Juntos tem dois filhos. Ela vivem num mundo de utopia repletos de sentimentalismos e aventuras, conetivamente dentro de uma casa de boneca no qual fica protegida dos problemas sociais. Enquanto ele está submerso na realidade caótica e oscilante, deixando sua esposa à mercê da ignorância.

    A obra navega nas profundezas de cada personagem descobrindo o que há por dentro. Um segredo do passado pode muda totalmente a vida do casal, para sempre. Que fora tácito até então, e quando é revelado questiona as atitudes humanas em relação com justiça obsoleta do mundo. E fica a questão, Será que há justiça? O que pode-se fazer para salvar a vida de quem ama?. Isso que Nora faz para preservar sua vida e salvar do seu marido, tudo por amor. O amor que revela além da verdadeira identidade de cada um, mas também atuação da justiça.

    Fui tua boneca esposa, como fora a boneca filha na casa do meu pai… Tudo não passou de uma casa de boneca.

    Um desfecho gritante e surpreendente. O que você faria para salvar quem ama? E se isso matasse o amor dos outros sentidos por você? E se fosse contraposto a justiça?. Onde a maioria escondem a verdadeira face, utilizando outros como objetos. Quando os olhos despertam e tão conta da realidade cruel e injusta, estão acordando do sonho para entra no pesadelo…

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s