O amor é perecível…- Livro: “O primo Basílio”, de Eça de Queirós

    O Primo Basílio retrata o contexto burguês e seus comportamentos. Luísa é casa com Jorge, sem nenhum fruto de uma grande paixão, somente pelo contentamento de ser casar. Jorge é um homem distante e negligente, e vive viajado. Enquanto sua esposa é uma mulher romântica que passa a vida alimentando sua mente com romances, que permitir idealizar uma vida terna onde tudo é perfeito em busca do eterno amor. Mas Luísa não conta com a chegada de seu primo, Basílio, que mudará sua rotina pacata.Ambos no passado tinham uma maviosa paixão, que foi renunciada.

     Diante dessa enorme surpresa a vida de ambos são alteradas, e estes estão com uma intensa saudade dos seus afetos e desejos , e resolvem ceder aos impulsos. Deixam-se a seduzir e refugiam em um quarto peculiar, apelidado de “Paraíso” para esse fim amoroso.Após um tempo se encontrando Luísa percebe:“ E que o amor é essencialmente perecível, na hora que nasce começa a morrer.” E fica atordoada por se dar conta que está cometendo o maior erro de sua vida, traindo seu marido Jorge. E, além disso é despertando em seu âmago um sentimento em relação Jorge, que até então eram omitidos.

    Com um final inusitado e marcante que transpôs os verdadeiros interiores e intenções dos personagens.Uma história ardente sensual, onde são expostos os comportamentos e valores falsos da burguesia lisboeta. Eça de Queirós transparecer em sua obra ironia, humor,em um dom minucioso expressivo , digno do Realismo.

    “Mais um anjo que subiu ao céu! mais uma flor perdida na tenra haste que a verdade da morte em sua inclemente fúria, arremessou o mal desabrochada para trevas do túmulo”

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s